segunda-feira, 1 de junho de 2009

Nisa Clássica - Mais um sucesso!











No passado sábado dia 30 de Maio decorreu em Nisa um passeio de Clássicos e viaturas antigas intitulado "Nisa Clássica". Contamos com a presença de 21 viaturas com 41 participantes sendo que, além de Nisa e Alpalhão, a generalidade dos participantes eram de Mafra, Caneças, Covilhã, Castelo Branco, Castelo de Vide, Portalegre e Entroncamento.
O passeio iniciou-se pelas 9h na Praça da República onde desfilou até Tolosa, passando por Alpalhão, sendo esperado um pequeno-almoço na Queijaria Leitão. Seguindo até às Termas de Nisa (havendo uma pequena avaria num veículo pois a idade não perdoa...) era-nos esperado com grande entusiasmo o Dr. Jorge Rebeca que fez questão de gentilmente mostrar e explicar todos os pormenores do novo complexo termal.
O calor começava-se a fazer sentir mas o Castelo de Amieira do Tejo aguardava a visita dos participantes. De volta a Nisa, cerca das 14h era-nos esperado um buffet tradicional no bar do Sport Nisa e Benfica. Os Pezinhos de coentrada e tomatada, as Febrinhas da Matança, os Feijões das Festas, a Alhada de Cação e as Migas Alentejanas deliciaram todos os presentes.
A tarde, tal como o final da manhã, era de um calor abrasador mas as imponentes máquinas tinham que ir ainda até à Padroeira de Nisa passando também pela aldeia de Pé da Serra onde foi preciso alguma perícia na passagem pelas suas singelas ruas antigas. Chegados às Portas de Montalvão visitamos o estreado Museu do Bordado e do Barro onde se verificou como é o típico Artesanato do concelho de Nisa. Seguia-se a derradeira visita desta vez à Salchinisa onde além de se provar os famosos Papa-ratos e Cacholeira assada ainda houve tempo de se fazerem algumas perícias junto às suas instalações na Zona Industrial.
O dia “estava ganho” e deixando as viaturas junto à Feira do Livro o churrasco estava pronto no Oc’Opus Bar onde houve um convívio entre todos, aproveitando-se para se saber os pormenores deste ou daquele carro pois quem tem uma viatura antiga tem muitas histórias para contar, levando muitas lembranças e a promessa de cá voltarem. Um apreço muito especial aos amigos de Mafra que fizeram desde logo questão de nos convidar a desvendar a sua terra.
Queremos desde já agradecer a todos os que participaram nesta “aventura” bem como à Câmara Municipal de Nisa, GNR, Juntas de Freguesia de Nisa pela cedência das garagens para as viaturas dos participantes que ficaram a dormir em Nisa, à Queijaria Leitão, Padaria Maria José Cartaxo, Salchinisa, Oc’Opus Bar e a todos os que directa ou indirectamente apoiaram esta iniciativa que preencheu mais um pouco do recente currículo da AlenTTerra. Não posso também deixar de destacar o brilhante desempenho do Mário Rui Macedo pois sem ele esta iniciativa não teria a mesma “garra”. Muito obrigado a todos e até à próxima!

Sem comentários: